quarta-feira, 20 de julho de 2011

É possível ser como Tomé?

Respondendo a dúvida da Raquel:
Raquel com o texto abaixo tenho certeza que suas duvidas sobre o assunto serão esclarecidas

Tomé

Frequentemente lembrado como aquele que duvidou da ressurreição de Cristo, merece ser respeitado por sua fé. Suas dúvidas tinham um propósito: ele queria conhecer a verdade. Tomé não idolatrava seus questionamentos; ele alegremente cria, quando tinha razões para faze-lo. Se algo atrapalhava sua crença, ele expunha suas dúvidas completamente, por isso obtinha as respostas de que necessitava. A dúvida era somente uma maneira de reagir a determinadas situações e ideias, não o modo de vida de Tomé.
Embora as referências a Tomé são breves, é possível perceber que o seu caráter era consistente. Esforçou-se para ser fiel ao que conhecia, apesar do que sentia. Em certa ocasião, quando era obvio a todos a vida de Jesus estava em perigo, somente Tomé verbalizou o que a maior parte do grupo dos discípulos sentia: "vamos nós também para morrermos com ele" (João 11.16). Ele não hesitou em seguir Jesus.
________
João Capitulo 16 e Versículo 11 
Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele.
________ 

Não sabemos por que Tomé estava ausente na primeira vez que Jesus apareceu aos discípulos depois da ressurreição , mas mostrava-se relutante em crer nos testemunho deles a respeito da ressurreição de Cristo. Nem mesmo os seus dez amigos conseguiram mudar o pensamento dele! Podemos ter algumas dúvidas sem vivermos uma vida duvidosa. A dúvida nos encoraja a pensar novamente sobre determinados assuntos. Seu propósito maior é exercitar a mente e não mudar  toda uma concepção de vida. A dúvida pode ser usada para propor uma pergunta, alcançar uma resposta e ajudar em uma decisão. Mas não pode ser um condição permanente. A dúvida pode auxiliar no crescimento ou na regressão. É como o caminhar de uma pessoa; quando levantamos cada um de nossos pés para caminhar, temos duas opções: avançar ou retroceder.
Quando você tiver duvidas, lembre-se do exemplo de Tomé e sinta-se encorajado a prosseguir. Ele não ficou como sua duvida, mas permitiu que Jesus o conduziste à fé. Seja encorajado pelo fato de que inúmeros outros seguidores de Cristo lutaram com suas dúvidas. As respostas de Deus para eles também podem ajudar você. Não permita que suas dúvidas se tornem permanentes, solidificadas em sua vida; avance, decida-se pela fé! Encontre outro crente com quem possa partilhar as suas dúvidas. As dúvidas silenciosas raramente encontram respostas.

Pontos Fortes
Foi um dos 12 discípulos de Jesus.
Apresentava duas propensões intensas: dúvida e fé.
Era um homem leal e honesto.

Fraqueza e erros
Com os outros discípulos, abandonou Jesus por ocasião da prisão dEle.
Recusou-se a crer no testemunho daqueles que tinham visto a Cristo, e exigiu provas.
Lutou com uma perspectiva pessimista.

O que Devemos aprender com a vida de Tomé?
Jesus não rejeita as dúvidas honestas, ligadas à fé.
É melhor duvidas em voz alta do que desacreditar em silêncio.

Versículo Chave

"Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!" (João 20.27,28)


Raquel espero que tenha esclarecido suas dúvidas, então é possível ser e não ser como Tomé, existe todo o contexto. Qualquer dúvida pergunte estamos aqui para isso.
Obrigado pela leitura

Life Application Study Bible - Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal: CPAD. Brasil: Gráfica da Bíblia. 2004. Pág.. 1463. Perfil Bibliográfico: Tomé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário